21 de abr. de 2010

Eu ainda choro

Em filme com cena bonita e romântica: eu choro. Se a música é bonita, eu choro. Se estou com uma saudade doída, seja lá de quem for e do que for, eu choro. Se fico feliz demais, eu choro. Se fico com "dó", eu choro. Se acho que um dia vou ter saudade, já hoje eu choro. Se o fim da novela foi bonito: choro. Se acontece algo que eu queria muito, eu choro. Quando converso com Deus, muitas vezes, eu choro. Se lembro dos Estados Unidos ou vejo cenas desse país que roubei e guardei no meu coração: choro.

Mas eu também choro por outra coisa. Por um sentimento que não é bonito e que nem deveria existir, talvez: eu também choro de raiva. É que às vezes eu fico com tanta raiva diante de algo injusto ou diante de algo que não posso mudar que eu choro. Só me resta chorar. Chorar eu posso.

Hoje eu chorei de raiva, quase agora, e hoje vou escrever desse choro de raiva.

O motivo foi uma "falta de comunicação" que me fez ficar plantada aqui em casa esperando descubrir a hora do cinema. É que eu sempre ligo pra combinar, pra confirmar, pra desmarcar. Sempre eu. Os outros, nunca (p-ã-o-d-u-r-a-g-em-d-e-t-e-l-e-f-o-n-e).

Pois é. Mas hoje eu não liguei - o primeiro sintoma da raiva. E fiquei aqui esperando, até eu não aguentar mais. E perguntei sobre o local do cinema, e o horário. Pra quê. Só pra passar mais raiva, pra passar para aquela fase da raiva que me faz chorar. Pois é. Chorei. Conversei e chorei e falei que estava chorando de raiva.

Chorar de raiva é um momento só meu. É que eu me dou esse direito. Por isso, não o interrompa, porque ele precisa acabar na hora certa, ou a raiva fica guardada. E me deixe chorar porque quando eu estou com raiva, é porque eu posso estar com raiva. Foi porque me fizeram raiva. Acho que é uma mania, sei lá. E pra pessoa que me fez raiva eu respondo, eu pergunto, eu falo o que eu não deveria (ou deveria?) e eu choro. Choro igual criança. Mas, de raiva. E esse choro, devo dizer, dura em média 1 minuto. É assim, bem rapidinho. Porque eu não fico com raiva muito tempo não. Por isso eu acho que até devo chamar "ficar com raiva" de outro nome: ficar chateada, ficar aborrecida...

Ele acontece só de vez em quando. E ele passa. Agora mesmo, já passou. Mas como eu chamei esse momento de "ficar aborrecida", agora fico "burricida". Aí fico meio emburrada e na minha. Quieta, sozinha, fazendo qualquer coisa que não seja o que eu estava indo fazer e que estragaram e que me trouxe essa raivinha com choro. Agora mesmo, vou estudar. Porque no cinema, ah, eu não vou não. Já estragou.

Nenhum comentário: