10 de abr. de 2010

Coleções

Às vezes eu compro umas coisas tão bonitinhas e tão queridas (porque eu queria tanto!) que guardo pra usar depois. Pra usar, não. Pra olhar. Ou melhor, pra admirar. Porque usar, eu só uso quando depois do depois vem o depois. É que eu quero guardar cada coisa bonitinha que eu comprei assim: bonitinha. Com cara de nova. Eu também tenho dó de gastar. E às vezes, só por isso, compro duas coisas. Quero dizer, dois exemplares da mesma coisa. Tipo, compro duas borrachas: uma pra eu guardar e outra pra eu usar. Esse "guardar" eu chamo de "colecionar".

E coleciono muitas coisas bonitinhas que quero conservar novinhas e tenho dó de usar: um conjunto de borrachas em forma de donuts e de sorvete, e aquela outra, listradinha, que minha irmã mais nova me deu. É que eu acho tão bonito e tão delicado irmã mais nova, que na cabeça da gente é sempre criança, nos presentear. Todoas as canetas que já desenharam minha vida - é que eu gosto de desenhar - também coleciono. Todas. Porque só compro canetas bonitinhas. Tem aquelas que foram um pouquinho caras, as que têm cheiro, as que viajaram de avião, as que eu uso só pra escrever carta, as que uma amiga me deu, as que eu levo pra aula e aquelas que acabaram a tinta, mas continuam bonitinhas.

Tem também as cestinhas. Cada cestinha eu guardo uma coisa: creme pra cabelo, creme para o corpo, cintos, acessórios para cabelo, fichinhas com "phrasal verbs", perfumes. Essas são as do meu quarto, mas pus também umas no banheiro e outras na área de serviço (área de serviço eu escrevi porque é mais "chique", porque eu chamo é de tanque). E os coelhinhos, que eu adoro. Ficam guardados naquela prateleira em cima do meu armário, com as perninhas caindo, uma fofura. Minha coleção inclui também cadernos. Tenho, mais ou menos, uns 6731025. Pra escrever "quotations", pra escrever trechos de música, pra escrever música inteira, pra escrever toda palavra em inglês que eu não sei o significado, pra escrever frases da Clarice Lispector, pra levar na bolsa e escrever qualquer coisa que precisar ali na hora, pra levar no primeiro dia de aula. Deu mais ou menos isso, 6731025, não foi?

Nenhum comentário: