16 de fev. de 2017

A Lucidez Perigosa

Eu estava ficando lúcida.
.
.
.
Era como acordar de manhã e chegar da minha janela para ver o mundo, só que era segunda-feira.

A lucidez era como uma mala que eu carregava por essa vida, mas eu só a abria e olhava de vez em quando -- quando bem queria.

Um dia era de tarde e havia pouco sol e eu fui conversar um negócio: eu pensei comigo "poxa, tem tudo para dar certo se os ingredientes do dia são esses apresentados". E deu mesmo: eu fiquei lúcida com a conversa que eu tive. Eu fiquei tao lúcida que poderia até escrever -- e é o que estou fazendo agora.

A lucidez perigosa se revela nas entrelinhas das palavras que falo - eu nunca presto atenção em como as palavras soam, apenas em como elas se apresentam. É que quase nunca escuto, apenas sempre leio.

A lucidez perigosa parecia com a gente se despindo: era como tirar uma blusa, era como tirar a franja do olho, era colocar o cabelo atrás da orelha como que pronta para sair lá fora no mundo. O nome disso era lucidez.

Um dia eu acordei de um sono do qual eu nunca tinha dormido e abri meus olhos: eu escutei tudo o que a moça tinha para me dizer. Eu também disse muito a ela -- das coisas sobre você. Ela parecia ter estudado análise do discurso, enquanto eu preocupava-me em olhar fixo para a janela e retratar tudo com a mais sincera das emoções. Mas é que eu estava ficando lúcida e, quando estou lúcida, corro o risco de parar de sentir.

Um dia a lucidez chegará de vez e eu poderei não mais escrever poemas inspirados em você, não mais lembrar da cor do seu cabelo, não mais saber o não-dia em que nasceu. E nem recontar acontecimentos banais com a empolgação de uma criança mais eu farei. E também poderei perder a sensibilidade. E até parar de escrever eu poderia. É porque nesse dia eu fiquei lúcida e vi as coisas como elas eram e não como eu achava que eram.

Por fim, a lucidez perigosa me pegou: quem é "legal" (e é também todos os adjetivos bons que a sua voz fala e o seu coração pensa que entende) sai sem se despedir?

Despedir-se não custa nada: basta um tchau.

(e eu te direi adeus)

Nenhum comentário: