17 de nov. de 2013

Passagem para a vida

Tudo passará. Tudo acabara com um sopro leve em um futuro-não-se-sabe-quando. Só a vida resta, só a vida restara.

Não estou falando desta vida física e de tudo o que a gente criou. Porque esta vida, bem, esta vida eu não sei se permanece. Talvez haja mesmo o fim que vira com um dilúvio para ilustrar uma metáfora religiosa - mas isto tem pouca importância. E não seremos nada mais que poeira para ver.


Estou falando daquela vida que acontece dentro da gente. Daqueles mínimos acontecimentos que juntam-se e formam uma tonelada de pequenas explosões de endorfina dentro do coração da gente, vazando para a alma e nos dando pique para enfrentar o dia a dia dos dias não tao belos. 


Estou falando daquele encontro de almas. Estou falando daquele encontro perto do canteiro da faculdade. Estou falando daquele bilhete escrito em um caderno barato que comprei para guardar como preciosidade. Estou falando da troca de palavras em comum. Estou falando de dividir os mesmos interesses. Estou falando de atração  De sensibilidade. E, acima de tudo, de ser forte. Porque foi preciso ser forte para enfrentar o que veio como futuro.


Não sei se enfrentei e sobrevivi. Sei apenas que me escondi chorosa muitas vezes. Quantas vezes dei as costas porque não queria mais chorar? Se fui forte ou se fui fraca ... bem, hoje, neste momento, sinto-me como uma menina bem fraca. Mas sei que, ao final da vida em que não sobreviverei, verei-me como forte. Só eu sei.


A passagem da vida dar-se-á assim: passara. Passarão os holofotes, o adeus, os sorrisos, os passarinhos, os caminhos. Passarão tudo, menos os acontecimentos. Acontecimentos são fatos, e contra fatos não ha argumentos. E não ha também desgaste do tempo, degradação dos segundos, fim dos minutos. O que aconteceu, existiu. E ha de ficar. 


Este é o meu alívio. Este é o momento na minha vida em que não dou meia volta, continuo andando no ritmo em que você me empurrou, viro a ruma rumo ao lado esquerdo e sigo andando. Ora paro, ora corro, mas ainda continuo andando. Refiro-me ao hoje.


E com a passagem da vida, passarão as alegrias e as tristezas e as pessoas do mundo inteiro, ate aquelas que estão longe fisicamente e distantes emocionalmente. E até você há de passar. E eu. E nós. E nós todos. E todos eles. O mundo inteiro há de passar um dia, como diria a minha avó. Mas sei que os acontecimentos, esses irão ficar.

Nenhum comentário: