17 de set. de 2010

como um dia de chuva

Eh que tem epocas da vida que a gente fica tao pensativa, nao eh mesmo? Eu, por exemplo, sou pensativa o tempo inteiro. E nem te conto o que eu penso, embora eu fale, hein. Mas essa semana eu estive pensativa sobre a vida, sobre todas essas questoes filosoficas que todos os pensadores do mundo ja criaram e ja tentaram responder, mas que pra mim surgiram de mim mesma, porque sou eu que penso por mim e nao eles. Mas bem. Voltando ao assunto, estive pensando, e lugar bonito e poetico da mais inspiracao ainda pra pensar. E nem pode. Porque outro dia, por exemplo, eu tive o meu apice de pensamento filosofico profundo sobre questoes importante e eu pensei tanto e pensei tanto que o pensamento nao coube em mim, transbordou e eu comecei a chorar. No meio da aula, mas sem ninguem ver. Eh que juntou um dia que eu gosto, um horario que eu gosto, um livro que eu nao entendi nada porque ele fala sem falar (e fica ainda mais bonito), uma escritora que o teste do facebook disse que eu sou e uma frase que a professora falou. Sim, apenas uma frase. E ainda por cima, chovia.

Eu achei tao bonito essa coisa de falar bonito e levantar questoes que a gente conversa, discute, opina, pensa, reflete e no fundo nao sabe responder. Ai eu chorei.

E o que a professora falou foi que a unica certeza eh que um dia a gente morre. A gente nao tem certeza de mais nada. E eu pensei na hora: eh mesmo, hein professora, eu por exemplo nem sei o que quero ser quando eu crescer. Ainda mais porque eu ja cresci e esqueci de escolher. Mas, morrer? E na hora me veio uma das minhas, a Clarice Lispector que nasceu na Europa mas o povo acha que eh brasileira e brasileira ela nao seria jamais, e sua frase pulou no vidro da janela que tinha ao fundo o dia nublado e cinzento de chuva: `meu deus, so agora me lembrei que a gente morre. Mas - mas eu tambem?`.

E ai Clarice soprou ao meu ouvido: `nao esquecer que por enquanto eh tempo de morangos`. E sorriu pra mim.

E eu enxuguei as lagrimas que ninguem havia visto, dei um suspiro gostoso e fui viver a vida que eu ganhei de presente pintada da cor que eu quero pra viver.

Nenhum comentário: